quinta-feira, 2 de agosto de 2012

De gaveta velha a nicho porta-papel higiênico

Juro que a ideia é fazer só um post por semana, pois pretendo publicar preferencialmente coisas com as quais eu me virei, com imagens feitas por mim, o que torna impossível postar com mais frequência... mesmo assim prometo tentar definir um dia da semana para posts novos.


O post de hoje traz minha última aventura DIY. Moro em apartamento alugado, e confesso que isto causa uma certa preguiça em investir em itens como um armário para o banheiro, por exemplo. Mas... onde colocar rolos de papel higiênico pra reposição? Não curti nenhum dos que olhei pra comprar e, arquiteta que sou, desenhei um nicho que entrou na lista de coisas a encomendar a uma empresa de mdf daqui de BH.  Eu nunca tinha tempo de ir até a fábrica, e nesse meio tempo o guarda-roupas do meu quarto veio a baixo e a proprietária mandou fazer outro. Plim! Sobraram gavetas, que estavam em bom estado. Escolhi uma delas e comecei a "projetar" bem direitinho como eu ia fazer, e dessa vez tirei bastante fotos, para que fique mais autoexplicativo .


O que usei:
Eu havia forrado a gaveta com contact
por uma questão de higiene...

  • Gaveta velha                           
  • Isopor
  • Papel Contact
  • Suporte de prateleira
  • Parafusos de "finca"
  • Prateleira de mdf
Comecei cobrindo com isopor o encaixe que a gaveta tinha para o seu trilho no guarda-roupas:
Não usei cola: cortei o isopor um pouquinho
maior e fica preso por pressão

O passo seguinte foi encapar com papel contact a prateleira, que nada mais é que um pedaço de mdf :


Segui para a parte mais "difícil": encapar a gaveta. Duas coisas são muito importantes: 1) Soltar um pouco de cada vez do papel contact (e nunca soltar todo e depois tentar colar) e 2) Usar um tecido para ir aplicando o papel contact para evitar bolhas (não passe as mãos sem um tecido, pois se a superfície for grande, surgirão calos ou bolhas).

Encapei um lado de cada vez, e por último o fundo da gaveta, com cuidado de dar um bom acabamento, principalmente nas quinas internas e externas. Ficou assim:

Depois encaixei a prateleira para marcar seu local de fixação, e logo em seguida prendi os suportes de prateleira (é possível comprar em casas de produtos para marcenaria) com parafusos de finca, com ponta afiada, que conseguimos introduzir na madeira sem necessidade de furar anteriormente.

Depois disso, fixei na parede do banheiro, coloquei os rolos de papel e uns enfeitinhos... Achei fofo! E vocês, gostaram? Espero que sim! Até o próximo post.
Difusor: a mini-leiteira com lacinho era embalagem de uma
 calcinha (Plié), coloquei  um pouco do líquido e das
 varetas do que tem no meu quarto.
*Tentei escrever e ilustrar o mais autoexplicativo possível, mas se restaram dúvidas, deixe-as nos comentários que prometo esclarecer!




Um comentário: